Nutricionista tem papel fundamental na terapia nutricional em pacientes com diabetes

16 de junho de 2008


As mais novas recomendações da ADA (Associação Dietética Americana) referentes à terapia nutricional (TN) fornecem aos pacientes com diabetes e aos profissionais de saúde informação científica suficiente dos benefícios desta terapia, tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes. Por isso, as orientações foram divididas em três níveis: primário, secundário e terciário. O primário está voltado para a prevenção do diabetes: recomenda-se nesta fase utilizar a TN e intervenções de saúde pública em pacientes obesos e pré-diabéticos; o secundário direciona para a prevenção de complicações: usar a TN para o controle metabólico do diabetes; o terciário envolve a prevenção de morbi-mortalidade, como fazer uso da TN para minimizar e controlar as complicações do diabetes.

Para cada um destes níveis as orientações estão detalhadas. Para a prevenção primária, por exemplo, está mantida a recomendação de que os indivíduos em risco de desenvolver diabetes tipo 2 sigam um programa que enfatize a mudança de hábitos, incluindo perda da peso moderada (7% do peso corpóreo) com atividade física regular (150 min/semana) associada à redução de calorias e gorduras na alimentação. Um alerta da ADA é que os dados disponíveis na literatura são insuficientes para afirmar que uma dieta contendo alimentos com baixo índice glicêmico reduza o risco de desenvolver diabetes. Mas, caso estes alimentos sejam ricos em fibras e outros nutrientes importantes para uma boa saúde, seu uso pode ser promovido.

As dietas com baixo nível de carboidrato ou gordura como programa de emagrecimento podem ser realizadas por períodos curtos de até um ano. O importante é que se mantenha um planejamento de perda de peso estruturado para que não haja prejuízo à saúde humana. Outro aspecto apontado é que indivíduos com sobrepeso e com obesidade, resistentes à insulina, se beneficiam da perda de peso moderada.

Para os que já são diabéticos, pertencentes ao nível de prevenção secundária, a associação orienta que o uso de substitutos do açúcar sejam utilizados com segurança, consumidos dentro de limites aceitáveis. Neste nível de prevenção é verificado que o índice glicêmico dos alimentos traz um benefício maior quando os carboidratos totais são avaliados isoladamente.

No nível de prevenção terciária são recomendados, por exemplo, para o tratamento e controle do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, em indivíduos normo ou hipertensos, a redução de ingestão de sódio para 2,3 g/dia acompanhada de uma dieta rica em frutas, vegetais e produtos lácteos com baixa quantidade de gordura, pois fazem baixar a pressão arterial.
“A pesquisa foi feita na literatura a partir de 2000, baseada nos níveis de evidência de acordo com a própria ADA. Isso faz com que as diretrizes das recomendações sejam baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis”, explicam os autores. “É importante que todos os membros da equipe multidisciplinar que cuidam destes pacientes tenham o conhecimento da terapia nutricional, porém cabe ao nutricionista coordenar os cuidados nutricionais”, concluem.

Referência(s)
American Diabetes Association, Bantle JP, Wylie-Rosett J, Albright AL, Apovian
CM, Clark NG, Franz MJ, Hoogwerf BJ, Lichtenstein AH, Mayer-Davis E, Mooradian
AD,Wheeler ML. Nutrition recommendations and interventions for diabetes: a position statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care. 2008;31 Suppl 1:S61-78.

Retirado de: Nutritotal - <http://www.nutritotal.com.br/notas/?acao=bu&id=327>

0 comentários:

 
Templates para novo blogger